domingo, 19 de abril de 2015

I SEMINÁRIO INTERFACES - Gêneros, famílias e gerações: discutindo o campo teórico- prático. Promovido pelo Grupo Interfaces.


O I SEMINÁRIO INTERFACES – Gêneros, famílias e gerações: discutindo o campo teórico- prático – é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gêneros, Famílias e Gerações do Curso de Serviço Social da UFPA
O Grupo concentra sua discussão no estudo da organização social e sociabilidade humana em suas múltiplas formas de manifestação, suas dinâmicas culturais e sociais. Fundamenta-se na complexidade dos significados de família, das relações de gênero e das questões geracionais.


Buscando compreender tais significados, discute categorias que, aparentemente distintas e inconfundíveis, são portadoras de saberes singulares, abrigam infinitas conexões e transversalidades, como: classes, etnias, raça, sexualidades, idades, cursos de vida e outras. Sob as lentes da historicidade que envolve a temática, as transformações observadas na atualidade e suas implicações nos modelos e padrões familiares e o modo como reverberam nas relações entre os chamados feminino e o masculino, entre as gerações e nas relações com o Estado, constituem objeto central desta temática de investigação.

Para isso, concentra suas análises em três eixos:
  1. Família e Políticas Públicas, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cilene Braga Lins;
  2. Velhice, Gênero e Gerações, coordenado pela Prof.ª. Dr.ª Andrea Mello Pontes; 
  3. Infâncias, Juventudes, Cultura e Poder, coordenado pela Prof.ª. Dr.ª Maria do S. Amoras.Atualmente, com apoio do CNPQ, desenvolve a pesquisa “Novas Configurações e Práticas Sociais das Famílias Usuárias do Programa Bolsa Família”. 

Ante os desafios expostos, o I SEMINÁRIO INTERFACES tem como objetivo promover um amplo debate sobre o campo teórico-prático da temática, envolvendo docentes, discentes e pesquisadores da graduação e pós-graduação das IES, membros e grupos de organizações governamentais e não governamentais.

Texto: Prof.ª. Dr.ª Maria do S. Amoras.






















Facebook:

Data: 13/ 05/ 2015 (Manhã e Tarde).
Local: Auditório do ICED-UFPA.

Inscrições gratuitas (com certificação).
Solicite sua inscrição pelo email: grupointerfaces@yahoo.com.br

Informe os seguintes dados:
  •  Para estudantes:
  1. Nome completo:
  2. Instituição:
  3. Curso: 
  • Para profissionais:
  1. Nome completo:
  2. Instituição: 
  3. Cargo/ou função:
Carga Horária: 10h

Programação:









Maria do S. Amoras Sanches, Faz parte também do nosso grupo Juerê, Professora do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (ICSA-UFPA); Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA). Atua no campo de estudos da antropologia da criança e da juventude, com enfoque nas discussões de geração, gênero, família, raça e etnia.

Pesquisadora nos grupos:
1) Famílias, gêneros e gerações; GEP- INTERFACES (FASS/ICSA/UFPA)
2) Crianças, infâncias, juventudes e Antropologia - JUERÊ. PPGSA/UFPA ;
3) Antropologia, relações raciais e gênero -(PPGSA/IFCH/UFPA);
4) Antropologia da Imagem e Visual; - VISAGEM; Membro da equipe editorial da revista eletrônica VISAGEM (PPGSA-UFPA).









Um comentário:

  1. boa tarde, ainda estou no aguardo do certificado deste evento.
    daniellylimad@gmail.com

    ResponderExcluir